Webmail   |   Add favoritos   |   Definir como página inicial   |   Indicar um amigo
domingo - 25 de junho de 2017 - 7h19
 
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    



 
Grupos Folclóricos
 
Atrativo Turístico Cicloturismo Vale Europeu Clubes de Caça e Tiro Grupos Folclóricos Museu Casa do Escultor
Museu Casa do Imigrante Museu do Marceneiro Museu Pomerano Parque de Eventos Praças de Pomerode
Portais Turísticos Rota do Enxaimel Roteiro Arte & Charme Roteiro do Centro Histórico Teatro Municipal
Zoo Pomerode Vila Encantada            
 
 

O Grupo Folclórico Alpen Bach foi fundado em julho de 2001, somente com a categoria Infantil. Em 2009, durante a 26ª Festa Pomerana lançou também a categoria Juvenil/Adulto. Com danças originárias da Bavária, Tirol, Pomerânia e outras regiões, o Alpen Bach mantém as tradições germânicas através das danças coreografadas e acompanhadas pelo sapateado tirolês, conhecido como schuhpllater.

Os trajes típicos dos membros do grupo são confeccionados artesanalmente na região, através de um modelo trazido pelos imigrantes colonizadores há mais de 180 anos. Todos os integrantes são amadores e ensaiam no Clube Alto Rio do Testo.  “Paixão pela Dança” é o lema trazido pelo Alpen Bach. 

As principais apresentações são realizadas em eventos dos Clubes de Caça e Tiro de Pomerode e em outras cidades. O grupo também se apresenta em festas escolares, igrejas, Festa do Imigrante, Fenarreco, Oktoberfest e na Festa Pomerana.

 

 

O Grupo Folclórico Alpino Germânico consolidou uma trajetória de 42 anos. Em 29 de setembro de 1968 o grupo iniciou as atividades e despertou o interesse pelo resgate da tradição alemã. Atualmente, é o grupo mais antigo do Estado de Santa Catarina.

Com uma linha clara e objetiva de folclore, ele cresceu e se consolidou, construindo sua história e levando a tradição aos cinco cantos do Brasil. Já participou da comemoração do 75º (Septuagésimo Quinto) Aniversário da instalação da Shell do Brasil e se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em Brasília, no Teatro Nacional, representou a Alemanha na homenagem realizada pelos organizadores aos descendentes de imigrantes dos países da Alemanha, Espanha, Itália, Japão e Portugal, residentes no Brasil. Entre as principais participações estão o Clube Pinheiros de São Paulo; a Oktoberfest de Blumenau e de Munique, na Alemanha; a Festa do Chopp, no Rio Grande do Sul; e anualmente, a Festa Pomerana,  e além de apresentações em festividades locais.

O traje oficial do Grupo Alpino Germânico é o Miesbacher Tracht. ‘Miesbacher’ vem do nome de uma cidade situada na região montanhosa dos Alpes, apenas a uma hora de Munique, sul e norte da fronteira austríaca. ‘Trach’ provém da palavra alemã ‘tragen’, que é definida ao desgaste. O grupo é de etnia alemã e atualmente conta com 26 integrantes.



Fundado em março de 2008, o Grupo Folclórico Deutsch Krone surgiu a partir do interesse de um grupo de amigos em resgatar a tradição das danças pomeranas e visando preservar a cultura dos antepassados. Estes imigrantes oriundos da região  norte da Alemanha chegaram em Pomerode por volta de 1861 e foram assentados em lotes ao longo do Rio do Testo, iniciando  a colonização do município.

Hoje, Pomerode é conhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida, preservando ao longo desses anos os traços culturais herdados dos colonizadores.
O nome do grupo folclórico Deutsch Krone homenageia uma das cidades da antiga Província da Pomerânia (Provinz Pommern), situada ao leste, ou seja, na parte ocidental da antiga província. Com o final da Segunda Guerra Mundial, o território dessa região foi retomado pelos poloneses. Atualmente, a cidade de Deutsch Krone integra a Polônia, denominada Walcz.

 

 

 

 

O Grupo Folclórico Edelweiss foi fundado no dia 22 de fevereiro de 1986. Composto por descendentes alemães, o grupo divulga as tradições germânicas por onde se apresenta. Os 28 componentes do grupo são amadores e trabalham na indústria e comércio da região.

 

 

 

 

 


O Grupo Folclórico Pomerano foi fundado em 25 de outubro de 1984, em Pomerode , com a iniciativa da Irmã Anita Guenther. O grupoapresenta danças folclóricas de toda a Alemanha, sempre com destaque para as danças do Norte da Alemanha - região de onde vieram os imigrantes pomeranos. Os 17 dançarinos são voluntários e é através do amor pela dança que preservam as tradições pomeranas.

Atualmente, o grupo conta com três trajes folclóricos: o Kaschubentrach é considerado um traje de festas, originário de uma pequena localidade, às margens do rio Wücksel. O segundo, Belbucker Tracht, traje de camponeses, era usado no dia-a-dia do trabalho na lavoura, originário da região de Belbucker, ao norte da Alemanha. O terceiro chama-se Mönchguter Fischertracht, originário de Rügen, uma pequena ilha ao norte da Alemanha, era o traje da colônia de pescadores daquela região.

 

 

 

 O Grupo Folclórico Clube Alegre foi fundado no dia 31 de maio de 1994 pela Sra. Annemarie Dörselt. O Folclore Sênior iniciou na Alemanha, no ano de 1970 e com o passar dos anos, se expandiu para 14 países. O Clube realizou apresentações nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e em 22 municípios de Santa Catarina, levando alegria e descontração. Atualmente, conta com 23 integrantes.

  
 
 

Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Contato




Prefeitura Municipal de Pomerode
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
Horário de funcionamento: 7h30 às 11h30 / 13h00 às 17h00.
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Fone. 47 - 3387.7200