quinta.feira - 15 de novembro de 2018 - 2h21

Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito

Você já parou para pensar do que é feito o trânsito? Mais do que veículos, barulho e congestionamentos, o trânsito é feito de pessoas. E as pessoas merecem respeito. São as pessoas que se ferem e muitas vezes, num ato impensado, matam no trânsito. Por isso, o alerta proposto pelo tema deste ano do Movimento Maio Amarelo: “Nós somos o trânsito”. E assim começa mais um Maio Amarelo, movimento da sociedade e para a sociedade que visa alertar sobre a importância do trabalho de prevenção dos acidentes de trânsito.

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Nós somos o trânsito!

Em sua quinta edição, o Movimento Maio Amarelo, mais uma vez, está direcionado à importância da conscientização de cada um para o trânsito mais seguro, responsabilizando cada um de nós, sejamos motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para as atitudes conscientes e de preservação da vida.

O “Nós somos o trânsito” foi aprovado pelo Contran e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, conjuntamente com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), criaram uma campanha publicitária composta de vídeos, spots de rádio e materiais para impressos e redes sociais, entre outros, para serem utilizados por qualquer empresa, entidade ou município, em ações de educação para o trânsito.

Ações em Pomerode

Pomerode, a exemplo do ano passado, abraçou a campanha através da GETRAN. Na cidade serão realizadas quatro blitzes educativas, com entregas de panfletos que visam conscientizar a importância de fazermos a nossa parte para um trânsito seguro, nos seguintes dias e pontos: 08/05, 10h, na Prefeitura; 16/05, 15h, Malwee; 24/05, 10h, Rua Independência e 29/05, às 15h, Rua Hermann Weege (Curt Brandes).

Além da distribuição de panfletos serão instalados quatro outdoors, entregues dois mil broches amarelos em tecido, colocadas faixas em pontos estratégicos da cidade e defronte órgãos públicos, iluminação amarela das fachadas de órgãos públicos e entrevistas em rádios contemplando um órgão a cada semana: GETRAN (Explanação sobre o Maio Amarelo e ações em Pomerode), PM (Principais acidentes e crimes de trânsito), PC (Crime de embriaguez – Lei 13546), Bombeiros (Procedimentos em acidentes de trânsitos) e Observatório (Sobre o envolvimento da instituição na questão trânsito, a visão que o observatório tem sobre o tema).

Conforme apontado pelo Gerente de Trânsito, Daniel da Luz, o principal objetivo do Maio Amarelo é conscientizar a população, “lembrando que ela também faz parte do trânsito”.

Data: 3 de maio de 2018