sexta.feira - 21 de setembro de 2018 - 10h33

16ª Semana de Museus inicia segunda (14/05), em Pomerode

Exposição “Patrimônio Cultural Vivo” é uma das atrações da programação e uma pareceria com o Jornal Testo Notícias

De 14 a 20 de maio acontece a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, que é celebrado no dia 18 de maio. Nessa edição, 1.130 museus, de todo o Brasil, oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Em Pomerode, a partir do dia 14 de maio, será lançada a exposição Patrimônio Cultural Vivo de Pomerode, no Museu Pomerano. A mostra faz parte da 16ª Semana Nacional de Museus, que ocorre simultaneamente em vários museus do país.

O trabalho coproduzido pelo Testo Notícias, intitulado Mestres de Ofício, foi escolhido para ser apresentado à comunidade de forma interativa. São ofícios, que por gerações, foram transmitidos e mantidos por mãos habilidosas. Na madeira, na cera, na pedra, com agulhas e fios, ou na precisão de um relógio cuco e no calor da forja, 23 artesãos teceram muito mais que suas vidas.

“Durante a exposição o som, o toque e as peça produzida por estes mestres estarão unidas e a um passo, ou clique do visitante, que poderá sentir, ver e ouvir alguns fragmentos da história destes grandes homens e mulheres”, afirma Marta Rocha, redatora do Testo.

Em Pomerode a abertura oficial acontece na segunda-feira, 14 de maio, com uma Roda de Conversa para convidados. O evento tem início às13h30min na Sala de Cinema do Centro Cultural de Pomerode.

A exposição Patrimônio Cultural Vivo de Pomerode é uma realização do Museu Pomerano e do Testo Notícias, com o apoio da Free Force, Fundação Cultural e Prefeitura de Pomerode, Secretaria de Turismo e Cultura e Secretaria de Educação e Formação Empreendedora.  O Museu Pomerano funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Mais informações através do (47) 3387-0408.

Data: 11 de maio de 2018