sábado - 23 de junho de 2018 - 20h43

A Nova Cozinha Alemã é tema do 14º Festival Gastronômico de Pomerode

Realizado há 14 anos o evento reúne público de todas as idades para aproveitar a boa gastronomia em um ambiente aconchegante

Com o inverno se aproximando, Pomerode se prepara para organizar um dos eventos mais charmosos de Santa Catarina. Neste ano, o Festival Gastronômico de Pomerode ocorre no período de 4 a 15 de julho, no Parque Municipal de Eventos da cidade mais alemã do Brasil. Com mais de 20 restaurantes e produtores participantes, atrai visitantes de toda a região Sul e Sudeste.

A cada ano é explorado um tema diferente nos pratos e na ambientação e, para esta edição, a temática é "A Nova Cozinha Alemã". Eliana Czaschke, diretora da Associação Visite Pomerode, entidade organizadora do evento, explica "Queremos mostrar um pouco das tendências mais atuais dos restaurantes da Alemanha, com pratos mais leves, formas de preparo que valorizam os ingredientes e combinações diferentes". Aqueles que gostam da culinária mais tradicional também  terão lugar no festival, "além das receitas mais modernas, é claro que os clássicos da culinária pomerodense também terão lugar no cardápio. E também há opções para aqueles que não consomem glúten, lactose ou produtos de origem animal", ressalta Eliana.

Para o desenvolvimento dos novos pratos, os restaurantes de Pomerode e a organização do evento dedicaram meses de trabalho. "Além das inspirações buscadas em viagens à Alemanha e a criatividade dos nossos chefs, tivemos diversos workshops ministrados por chefs de renome nacional, com a proposta de oferecer nos pratos uma verdadeira experiência sensorial", explica a diretora da Avip.

‎A decoração do evento também está sendo redesenhada, para refletir o tema mais moderno, mas sem perder a atmosfera aconchegante. Para Ivone Lemke, diretora da Fundação Cultural de Pomerode e uma das responsáveis pela decoração, o ambiente é um dos grandes diferenciais. "Apesar de ser um evento amplo, conseguimos sempre criar o aconchego de um pequeno bistrô. Detalhes como garçons servindo na mesa, aquecedores para quebrar o friozinho, toalhas, talheres e taças de verdade, música em volume baixo e iluminação intimista são cuidados que nenhum outro evento desse tipo oferece", explica.

O festival é voltado para o público adulto, mas a frequência é sempre bem eclética. "Como é tranquilo e seguro, e todo mundo gosta de comer bem em um ambiente agradável, temos sempre pessoas de todas as idades. Além dos casais e grupos de amigos, é muito comum vermos três gerações de uma mesma família sentadas juntas em uma mesa", observa Ivone.

Do ponto de vista econômico, o evento também é importante para a cidade. Peter Volkmann, presidente da Associação Empresarial de Pomerode, comenta que "Além da importância para o nosso segmento turístico, que a cada ano se desenvolve mais, o festival envolve bem mais do que os restaurantes. Pomerode produz muitos dos ingredientes e produtos oferecidos no evento, e os embutidos, chopps e cervejas, laticínios, chocolates, porcelanas, cristais, conservas e muitos outros itens são feitos aqui. Isso contribui para que uma cadeia muito mais ampla seja movimentada economicamente" finaliza Volkmann.

SERVIÇO:

14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE – A NOVA COZINHA ALEMÃ

Período: 4 a 15 de julho

Segunda a quarta-feira – 18h às 23h

Quinta a sexta-feira – 18h às 24h

Domingo – 11h às 16h

Local: Parque Municipal de Eventos de Pomerode – Av. 21 de Janeiro, 2.700 – Pomerode/SC

Data: 8 de junho de 2018