quinta.feira - 15 de novembro de 2018 - 2h4

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em decorrência da reportagem publicada na imprensa regional ontem (04/07) e de postagens em redes sociais, a Secretaria de Saúde, em nome da Prefeitura Municipal de Pomerode, sentiu a necessidade de apontar alguns esclarecimentos referentes aos índices de vacinação contra poliomielite.

A cobertura vacinal contra a poliomielite no município de Pomerode é de 95,35%. Utilizou-se como base o número de nascidos vivos no ano de 2017, que foi 409 e número de crianças menores de 1 ano vacinadas contra a poliomielite, 390 (com 3 doses completas).

Segundo a Técnica em Enfermagem, representante da Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Simone Isabel Steffens da Silva, até meados de 2016 fazia-se um fechamento mensal de doses aplicadas de vacinas e digitava-se diretamente em um site do Ministério da Saúde (apenas a quantidade de doses aplicadas). "Em 2016 o MS passou a disponibilizar o SI-PNI (sistema informatizado do Programa Nacional de Imunizações). Esse sistema não recebe apenas números, mas também identifica a pessoa vacinada e tem como objetivo manter uma plataforma nacional de dados de imunização, evitando dessa forma, que a pessoa tenha que repetir esquemas vacinais por perda de caderneta de vacinação".

A técnica complementa relatando que "como o Município utiliza sistema próprio (Olostech), no final de cada mês esses dados são transferidos ao Ministério da Saúde, e aí iniciam os problemas. Através de diversos relatórios podemos verificar que os dados são exportados, mas não sabemos por que motivo não chegam a base federal. Após várias reuniões com a Olostech e Gerência Regional de Saúde concluímos que o problema está relacionado ao número do cartão nacional de saúde (concluímos isso em maio desse ano). Quando o cadastro do paciente na olostech está com registro de CNS provisório ou desatualizado, a informação não é transferida".

Conforme Simone Isabel Steffens da Silva, a "situação já foi apresentada à gestão e estamos verificando de que forma vamos conseguir resolver o problema. Mas uma coisa é fato: desde 2016 e da implantação do SIPNI a maioria dos Municípios do Estado não atingem mais a meta de vacinação".

Data: 5 de julho de 2018