sexta.feira - 21 de setembro de 2018 - 10h32

Pomerode oferecerá aulas de robótica para alunos da Rede Municipal de Ensino

Projeto terá início com estudantes dos 9º anos de seis escolas e, além de facilitar a compreensão de conteúdos curriculares, a robótica possibilitará o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade

A educação em Pomerode é conhecida por atitudes pioneiras e pelo diferencial no que diz respeito a qualidade do ensino público. Na prática, estas características são constatadas no desempenho dos alunos em concursos e competições escolares, inclusive estaduais e nacionais. Os resultados surgem naturalmente, mesmo não sendo o objetivo principal, que é formar cidadãos e capacitá-los para o exercício da cidadania em um mundo cada vez mais competitivo e segmentado, os qualificando para o mercado de trabalho e para a vida em si.

Utilizar-se de todo o universo teórico buscado em livros e bibliotecas, jamais será uma prática ignorada e deixada em segundo plano. Porém, não se pode ignorar a tecnologia, virando as costas para uma realidade que está em todos os lados, em todos os momentos e situações.

Assim, a Secretária de Educação e Formação Empreendedora, professora Neuzi Schotten explica que o projeto de robótica para alunos da Rede Pública surgiu para "gerar conhecimento através da problematização,  pois as crianças estão chegando num mundo onde tudo está pronto não tendo problemas a resolver e por isso não pensam, não criam. E a robótica vem com esta proposta para que assumam a condição de criarem e inovarem e, principalmente, trabalhar em equipe. Cultivar os valores do trabalho em equipe, onde um respeita o outro. Saber lidar com a adversidade, argumentar e ouvir os argumentos do outro, valorizar a opinião do outro e posicionar-se diante uma situação”, explica.

Ao todo, cerca de 186 alunos dos 9º, divididos em oito turmas, de seis escolas (EBM Dr. Amadeu da Luz, EBM Hermann Guenther, EEBM Prof. Vidal Ferreira, EEBM Prof Curt Brandes, EEBM Duque de Caxias, EEBM Profa. Noemi Vieira de Campos Schroeder), farão parte das turmas pioneiras, tendo aulas de robótica 1h30min por semana, na disciplina de Empreendedorismo Educacional.

Neuzi Schotten salienta que a robótica está a serviço das disciplinas curriculares e dez das competências da BNCC 7 são contempladas em uma única aula. "A robótica é uma educação tecnológica com  proposta pedagógica, que contribui para o desenvolvimento de pessoas críticas, que atuem de forma ativa nos diferentes contextos,  atemporal, não sendo apenas consumidores de conhecimento, mas, também, produtores de conhecimento. Estimula o pensamento ajudando  os alunos a fazerem a integração dos conhecimentos de todas as disciplinas,   encorajando-as a pensar de maneira conectada e holística”, finaliza.

Nesta semana, profissionais da área da educação de cada uma das escolas pioneiras do projeto, receberam capacitação para que os primeiros planos de aula já possam ser iniciados.

Data: 6 de julho de 2018