sexta.feira - 21 de setembro de 2018 - 10h55

Palestra com Prof. Dr. Celso Vasconcelos abordará o novo modelo de educação

Evento ocorre no dia 13 de julho, no Teatro de Pomerode e tem entrada gratuita

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora, traz a Pomerode uma palestra com o Prof. Dr. Celso dos Santos Vasconcellos, que abordará o tema "Base Nacional Comum Curricular - O Novo Modelo de Educação". O evento tem como público-alvo profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, escolas particulares e estaduais de Pomerode, representantes da Educação dos municípios da AMMVI e interessados.

A Secretária de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, professora Neuzi Schotten, comenta que o objetivo da palestra é discutir com os profissionais da educação acerca das possibilidades que a Base Nacional Comum Curricular oferece. "Entendendo que, por mais que o assunto levante polêmicas, não podemos perder este momento de reflexão para pensarmos novos modelos de organização escolar e curricular. Estamos em fase de preparo para a partir de 2019 adotar a BNCC como documento norteador da educação. A grande mudança proposta por esse novo modelo é um processo de ensino pautado nas habilidades e competências que se deseja desenvolver no aluno. O conteúdo deixa de ser o fim e passa a ser um 'meio' para o desenvolvimento de determinada habilidade", explica a Secretária.

A Base nacional propõe as habilidades e competências que cabe a educação construir durante os anos de Educação Básica. Agora, a partir dessas habilidades, os curriculistas selecionam os conteúdos que estarão a serviço da construção de tais habilidades. "Aqui em Pomerode tivemos na última segunda feira (02/07), um momento de análise das diretrizes curriculares propostas para Santa Catarina, o que deverá somar na  Construção do Currículo Base para o Território Catarinense. Agora, o que nossos educadores produziram será incorporado à  proposta que será publicada em 19/07, ou seja, a 1ª versão do currículo do território catarinense na Plataforma ProBNCC do MEC. Esta plataforma permanecerá disponível para consulta pública e para novas contribuições", finaliza a Secretária.

Sobre o Palestrante

Prof. Dr. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Data: 6 de julho de 2018