quinta.feira - 15 de novembro de 2018 - 1h50

Solenidade marca entrega de resultados do Projeto Vida e Saúde em Pomerode

Nesta quarta-feira, dia 04 de julho, a Câmara de Vereadores de Pomerode sediou a apresentação dos resultados do “Projeto Vida e Saúde em Pomerode”. A cerimônia reuniu representantes do município e também da Universidade Regional de Blumenau (FURB), entidade responsável pelo levantamento dos dados.

O projeto teve início em agosto de 2011. A primeira visita de pesquisadores brasileiros na Alemanha ocorreu em 2012. Em 2013 começou a adaptação da estrutura do Hospital Universitário da FURB que fica no Campus 5 para padronizar os procedimentos e executar iguais aos da Alemanha.

Os trabalhos de campo iniciaram em 2 de julho de 2014. Foram, portanto, quatro anos de pesquisa que envolveram cerca de 15 professores de vários cursos da FURB, além de duas enfermeiras, supervisor de campo e 14 estagiários.

Ao todo, foram examinadas 2.399 pessoas, todos moradores da cidade de Pomerode. A pesquisa tinha como objetivo traçar um perfil da saúde da população de Pomerode por meio de exames em seus habitantes e comparar com a população da Alemanha. A pesquisa teve investimento da FAPESC, no valor de R$ 900 mil e da FURB mais de R$ 2 milhões.

Para o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, a apresentação dos dados foi de extrema importância para o município. "Acompanhei a origem do projeto e parte de sua execução. Prestigiar o diagnóstico elaborado por profissionais renomados e por uma instituição reconhecida como a FURB reforça a necessidade que temos de agradecer este estudo. A partir destes dados podemos redefinir estratégias e diretrizes para a área da saúde. Agora, como mais propriedade e embasamento que outrora".

O Secretário de Saúde de Pomerode Marcos Bonmann destacou a importância do projeto para diferentes vertentes da saúde, com destaque para a medicina preventiva. "Tudo que pudermos fazer para aplicar na prática estas informações, será feito. Primamos pela qualidade de vida de nossa população. Esperamos  que o projeto não só tenha continuidade, mas que seja ampliado e aprimorado".

Alguns resultados:

- 54,9% dos entrevistados avaliam sua saúde como boa ou muito boa

- 34% procuraram estabelecimento de saúde nos últimos 30 dias (maioria no SUS)

- 10% internaram pelo menos 1 vez no último ano

- 78% consumiram medicamentos nos últimos 15 dias.

(Em comparação com pesquisas nacionais, em Pomerode se usa mais os serviços de saúde, internam o dobro da média nacional e as pessoas tomam 20% mais medicamentos)

Estilo de vida:

- 10% fumam atualmente (na Alemanha 30%), mas relatam um consumo excessivo de álcool (pior entre os homens). A proporção de sedentários foi de 70% (Brasil 62% e Alemanha 50%) e se alimenta com muitos alimentos processados, refrigerantes, doces (mais que o dobro da média nacional).

- O que mostram os exames: 67% com excesso de peso, 39% com hipertensão arterial e 33% com risco de Aterosclerose.

Data: 7 de julho de 2018