domingo - 16 de dezembro de 2018 - 20h58

Semana Nacional de Trânsito de 18 a 25 de setembro

Embora a data seja comemorada no dia 25 de setembro, o Dia do Trânsito é uma data muito importante, estendendo a sua conscientização para o ano todo, dada a importância de se debater  a questão da violência no trânsito brasileiro.

É praticamente impossível encontrar uma única pessoa que nunca tenha se envolvido em um acidente de trânsito ou que não conheça alguém que já teve sua vida colocada em risco pelos perigos da direção inconsciente.

Infelizmente, estes dados alarmantes são reais: 400 mil pessoas acabam feridas todos os anos no trânsito. O Brasil é o quinto no mundo com maior incidência de acidentes, segundo levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Várias ações de abrangência nacional, estadual e municipal são realizadas na busca por diminuir estas estatísticas. Neste contexto, a campanha de 2018 teve como mote “Nós somos o trânsito”, sendo regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) através da Resolução 722/2018. A proposta foi chamar a atenção sobre a importância da mudança de atitude nos deslocamentos, evidenciar que as mortes causadas por acidentes de trânsito precisam ser freadas e lembrar que cada um é responsável por mudar esse cenário adotando novos comportamentos.

O GETRAN (Gerência de Trânsito) espalhou em alguns pontos estratégicos do município outdoors com os trabalhos vencedores do 4° Concurso Municipal da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, iniciativa da Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora, do GETRAN – Gerência de Trânsito, da Polícia Civil e da Polícia Militar de Santa Catarina.

Paralelamente, foi realizado o 5° Concurso, com a temática Ciclista no Trânsito, tendo como objetivos refletir sobre a problemática do trânsito no município, atuar em ações educativas com foco em prevenção, conhecer dados e estatísticas municipais, estaduais e nacionais sobre os acidentes de trânsito, respaldar o trabalho pedagógico sobre o trânsito realizado pelas unidades escolares na promoção da conscientização.

Participaram do concurso alunos dos 6º ao 9º ano regularmente matriculados em escolas localizadas no município de Pomerode. A premiação foi dividida em duas categorias:  Desenho e Frases ou pensamentos, sendo realizada no auditório da PMP, no dia 25 de setembro. O primeiro lugar de cada categoria ganhou uma bicicleta cedida gentilmente pela Pomer Ciclos e os segundos e terceiros lugares receberam brindes.

Jorge Luiz Buerger, Secretário de Educação e Formação Empreendedora, ressalta que trabalhos como este são importantes para fortalecer a consciência do comportamento das pessoas no trânsito, seja como pedestres ou motoristas. "A temática quando trabalhada com crianças é ainda mais eficaz pois os mesmos se tornam multiplicadores de boas práticas e de incentivo aos adultos para melhorarem suas atitudes no trânsito. O concurso é uma oportunidade dos alunos colocarem em prática suas habilidades artísticas e literárias fruto dos estudos feitos com seus professores acerca deste conteúdo. Neste ano, de modo particular, o uso da bicicleta como um importante meio de transporte que faz parte do cenário do trânsito na cidade e meio de transporte que muitos alunos fazem uso. Por fim, é importante resaltar os diferentes outdoor espalhados pela cidade com os trabalhos vencedores no ano de 2017 que estão contribuindo para a conscientização de um trânsito mais seguro", finalizou.

Ainda durante a Semana Nacional de Trânsito foram realizadas blitz em parceria da GETRAN, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, com fiscalização de trânsito e entrega de material com dicas de segurança. Ao longo dos seis dias foram lavradas 45 autuações, destacando-se uma abordagem de condutor com carteira de habilitação suspensa e outra de condutor que empreendeu fuga estando com o veículo não licenciado e carteira de habilitação vencida, dentre outras infrações.

Waldemar Wueger, Gerente de Trânsito, destaca que o slogan deste ano, "nós somos o trânsito", diz muito sobre a nossa realidade. "Ao decorrer da semana nacional de trânsito, durante as abordagens realizadas nos depararmos com irregularidades quanto ao veículo e quanto ao comportamento dos condutores que influenciam diretamente na segurança resultando em um total de 45 autos de infração. Com isso percebemos que precisamos colocar em prática cuidados básicos com a segurança para o bem de todos que estão no trânsito", declarou.

Por sua vez, o supervisor da CITRAN, Yhon Cesar Silva, reforça a importância de "reafirmar a Década de Ações para a Segurança no Trânsito e fomentar um trânsito cada vez mais cuidadoso e estimular a prática da gentileza entre os motoristas".

Já Fábio Verdasca de Luca - 1º Ten PM - Cmt Pel Pomerode - 1ºPel/2ªCia/GEIN, enaltece que a fiscalização de trânsito contribui para a segurança pública. "A fiscalização de trânsito é de grande importância para preservação da ordem pública. É através da educação no trânsito, do respeito aos pedestres e demais motoristas e do cumprimento da legislação de trânsito, que a comunidade demonstrará sua educação. Essa fiscalização é uma das formas de prevenir que crimes ocorram e da verificação se legislação de trânsito está sendo respeitada. A educação no trânsito torna nossa cidade mais segura e demonstra a educação dos motoristas pra com o próximo", finaliza.

Data: 2 de outubro de 2018