segunda.feira - 22 de outubro de 2018 - 2h35

Mês do Idoso inicia em Pomerode com visita ao Zoo e Centro Cultural

Em comemoração ao mês do Idoso, a Prefeitura de Pomerode, por meio da Gerência de Programas Sociais, preparou atividades com o objetivo de discutir políticas públicas e o direito do idoso, além de oferecer momentos de lazer para a Terceira idade. A programação teve início no dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idosos, com a visita de cerca de 400 pessoas ao Zoológico, Museu Pomerano e Centro Cultural.

Anete Schoroeder, gerente de programas sociais da Prefeitura de Pomerode, ressalta a importância de ações como essa para a saúde do idoso. "O nosso principal objetivo com essa programação, é fazer com que os idosos participem de atividades que proporcionem bem-estar e momentos de lazer. Além de trazer eles para participar de discussões e conversas que refletem totalmente no seu dia a dia", ressalta.

A programação se estende durante todo o mês de outubro, no dia 17, tem Dia Especial do Idoso que contará com almoço e tarde dançante, no pavilhão de eventos. No dia 25, acontece a II Conferência Municipal da Pessoa idosa, no Clube Pomerode e, encerrando as atividades, no dia 30 ocorre os 15º Jogos de Integração Municipais da Terceira idade.

Dia do idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1º de outubro. O dia foi instituído em 1991 pela ONU - Organização das Nações Unidas com o objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso. No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso.

Programação Mês do Idoso

17/10 - Especial dia do Idoso às 10h, no Pavilhão de Eventos

25/10 - II Conferência Municipal da Pessoa Idosa, às 12h, no Clube Pomerode

30/10 - 15º JIMI (Jogos de Integração Municipais da Terceira idade), às 8h, no Pavilhão de Eventos