segunda.feira - 22 de outubro de 2018 - 2h19

3.635 pomerodenses são vacinados contra a Febre Amarela

A vacinação contra Febre Amarela na população rural do município de Pomerode ocorreu no período de 01/09 a 30/09, conforme orientação do Ministério da Saúde. Diversas estratégias foram aplicadas pela equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, objetivando alcançar a meta e vacinando assim 3.635 usuários, moradores da área rural.

No decorrer da intensificação, a equipe da SESA se deparou com situações que fizeram com que novas estratégias foram traçadas, levando em consideração que a população rural de Pomerode é economicamente ativa. Com isso, foi realizado um dia "D", que ocorreu num sábado, dia 15/09, onde a procura pela vacina foi intensa em todas as Estratégias de Saúde que estavam atendendo naquele dia, imunizando cerca de mil usuários.

Jaqueline Suzan Borchardt Gustmann, Gerente de Vigilância Epidemiológica de Pomerode, explica que outra estratégia utilizada foi a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, que ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro, com atendimento até às 20 horas. "Nestes dois dias, mais de duas mil pessoas foram imunizadas. Em todo período de intensificação, o esquema vacinal de adulto (Dupla Adulto, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela) foi atualizado", complementou.

"Apesar das estratégias utilizadas, não teríamos êxito sem a parceria de todas as equipes das Unidades de Saúde, não medindo esforços para alcançarmos nossa meta, superando todas as expectativas. Finalizamos esta intensificação com 6.138 usuários imunizados contra Febre Amarela. Vale lembrar que agora o município de Pomerode entrou como Área com  Recomendação  de Vacinação contra Febre Amarela (ACRV). Portanto, quem ainda não foi imunizado contra Febre Amarela em qualquer momento da vida, deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se vacinar. Todas as unidades possuem a vacina disponível  e será administrada toda sexta-feira, a partir do dia 19/10", explicou o Secretário de Saúde, Marcos Bonmann

Data: 3 de outubro de 2018