segunda.feira - 22 de outubro de 2018 - 2h55

Educação Transforma!

2ª Edição da Semana do Conhecimento atraiu centenas de pessoas para debater assuntos importantes e relevantes para uma sociedade mais empreendedora e desenvolvida

Mais uma vez a Semana do Conhecimento movimentou estudantes, professores e comunidade num evento que veio para mostrar que a "Educação Transforma", lema do projeto. De 24 a 27 de setembro o Teatro Municipal de Pomerode recebeu centenas de pessoas em busca de conhecimento e formação através das palestras e workshops que fizeram parte da programação dessa segunda edição da Semana do Conhecimento, que é organizada pela ANDRITZ e Prefeitura de Pomerode.

O evento surgiu do anseio da empresa ANDRITZ de promover o diálogo entre jovens, setor público e privado, e da parceria da Prefeitura Municipal em executar o projeto, que está alinhado com trabalhos já iniciados pela Secretaria da Educação, especialmente no âmbito do empreendedorismo.

As atividades mantiveram o objetivo de promover ambientes de reflexão e diálogo, a fim de desenvolver e inspirar pessoas para o engajamento com temas de educação para que atuem como multiplicadoras, transformando desafios em soluções sustentáveis.

Anderson Constante, Diretor Geral da ANDRITZ, acredita que: “Como empresários, temos hoje uma série de desafios e precisamos da ajuda dos jovens de todas as idades. Queremos gerar mais condições de trabalho e que novos negócios, que ainda não existam em Pomerode, possam iniciar. Pessoalmente, desejo que sejam criadas melhores oportunidades para que nossos talentos fiquem na cidade e que possamos produzir aqui. E, melhor, coisas que hoje precisamos buscar fora", enaltece.

O Prefeito Ércio Kriek reforça a importância de parcerias como esta para incentivar cada vez os jovens a empreender. "Essa parceria público-privada é essencial para que eventos como esse sejam realizados e despertem nos jovens e comunidade um espírito empreendedor em suas vidas, seja como profissional, ou empreendendo em um negócio próprio, essa troca de idéias e palestras que abordem assuntos relevantes são o ponta pé inicial para uma carreira de sucesso", abordou o prefeito.

Ética, corrupção e lava jato

O Procurador Geral da República, Dr. Deltan Dallagnol, abriu a 2ª Semana do Conhecimento abordando um tema bastante crítico para o país. De forma leve e descontraída, ele fez o público refletir sobre como a falta de ética afeta o desenvolvimento do país e sobre o papel de cada cidadão na luta contra a corrupção. O palestrante inspirou os participantes a acreditar que ainda há muito a ser feito, mas que um país mais ético depende de cada um de nós.

As competências do profissional do século XXI

Na segunda noite de palestras, Rogério Chér, consultor e ex-Diretor de RH da Natura, falou sobre o como a Revolução Digital em curso impacta modelos de negócios, estruturas de gestão e as competências para liderar na era das mudanças exponenciais. Chér instigou a plateia a pensar em novos negócios, em propósito e valores, e falou da importância de líderes que desenvolvam pessoas e as impactem positivamente.

Gerações

A última palestra do evento foi marcada por uma a mesa redonda sobre Gerações, composta pelo Sr. Salézio Martins, fundador e Presidente do Conselho da Kyly, que contou sobre a sua trajetória empreendedora e o desenvolvimento da empresa que criou. Também participou da mesa Alexandro de Sá, responsável pela área de Gestão de Pessoas da empresa Kyly, Fernando Granato, CEO e Educador da Quíron Educação e a influenciadora digital Anita, pomerodense de 9 anos, que contou sobre suas atividades no mundo virtual.

Workshops e Visitas Técnicas

Durante os dias 25 e 26, cerca de 70 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, participaram de workshops sobre autoconhecimento, criatividade e competências socioemocionais, que estimulou interação, trabalho em equipe e a visão global dos jovens. No dia 27, quinta-feira, o trabalho dos grupos foi encerrado com visitas às empresas ANDRITZ, Bosch, Cativa e Weiku.

Acompanhe os resultados e os preparativos para a 3ª edição através do instagram oficial do evento @semanadoconhecimento

Data: 3 de outubro de 2018