quinta.feira - 13 de dezembro de 2018 - 23h40

Secretaria de Desenvolvimento Rural entrega Certificado de Registro pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) aos proprietários de entrepostos de carnes e derivados

Certificação deu-se após uma série de adequações feitas pelas empresas, atendendo normativas orientadas pela Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou nesta terça-feira (04/12), entrega de Certificado de Registro pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a três proprietários de estabelecimentos de entrepostos de carnes e derivados no município.

O Certificado de Registro funciona como uma espécie de alvará, pois através dessa certificação, os produtores e estabelecimentos regularizados pelo SIM, poderão temperar os diferentes tipos de carnes ofertados ao público.

A certificação atende as especificações da Lei Municipal Nº 2565, que dispõe sobre a obrigatoriedade da prévia inspeção dos produtos de origem animal, cria o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) Sanitária dos Produtos de Origem Animal. Da mesma forma, esta condizente com a Portaria Conjunta do Estado de Santa Catarina 264/2016.

De acordo com o Secretário Sírio Jandre e do Médico Veterinário Eduardo Bortoncello, os estabelecimentos  tiveram que passar por uma série de adequações e foram inspecionados por fabricarem produtos como carnes temperadas, que são comercializados no município. "Isso garante a qualidade, segurança alimentar e saúde da população. Não realizamos um trabalho punitivo. Trabalhamos a conscientização e instruímos no que estava ao nosso alcance. os estabelecimentos certificados já demonstravam toda a preocupação possível com a qualidade do produto e com os processos de manipulação. Então, é possível dizer que essa conquista é fruto de uma parceria entre Poder Público e iniciativa privada, em que a saúde pública saiu ganhando", explicam.

Data: 5 de dezembro de 2018