quinta.feira - 13 de dezembro de 2018 - 23h53

SEBRAE apresenta diagnóstico dos Departamentos de Compras e Licitação da PMP

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico visa a reestruturação de duas das mais importantes células da Administração Pública.

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (06/12), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pomerode, conduzida pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Karen Ramiro Hass, uma reunião com servidores do Departamento de Compras e Licitações da PMP e o Consultor do SEBRAE, Eberson Tibes.

O objetivo do encontro foi a apresentação dos resultados de um diagnóstico elaborado após uma série de avaliações feitas junto ao departamento, tendo por base, igualmente, o relato dos servidores que lá desempenham suas funções e que puderam expor as maiores dificuldades e demandas com as quais se deparam no dia-dia.

Para Karen Ramiro Hass, o encontro foi de grande relevância, posto que são áreas de extrema importância e que tem uma série de prerrogativas específicas. "Quando falamos em licitação e departamento de compras estamos falando, diretamente, de dois relevantes pilares da Administração Municipal. Muitos dos princípios constitucionais estão ligados diretamente a estas duas áreas. Trata-se da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade e da Eficiência. Desrespeitar estes ordenamentos, é contrariar a Constituição Federal. Aplicá-los com profissionalismo, técnica e competência, é contribuir para a consolidação do verdadeiro Estado Democrático de Direito", explicou.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico complementa destacando a competência e profissionalismo de cada um dos integrantes presentes na reunião, que se demonstraram abertos a mudança. "Hoje esbarramos em obstáculos que não são encontrados só aqui em Pomerode, mas em muitas Prefeituras de pequeno porte, como a nossa. O número de efetivos é limitado se comparado ao fluxo de trabalho dos departamentos. Foi por isso que nos propusemos a identificar nossos limitadores, pensando em alternativas viáveis e econômicas para preenchermos estas lacunas e otimizarmos nossas demandas", finalizou.

O diagnóstico efetuado, resultado de uma das vertentes do Programa Cidade Empreendedora, incluso no Eixo de Compras Públicas, foi o instrumento utilizado pelo Executivo para levantar todos os aspectos da Administração, tendo como principal objetivo identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a Gestão possa atuar ordenada e promissoramente, de forma equilibrada.

Data: 6 de dezembro de 2018