domingo - 26 de março de 2017 - 4h10

Vacina contra febre amarela está disponível para quem vai viajar para áreas de risco

Pomerode não está na área de recomendação para a vacina da febre amarela, porém o município dispõe do medicamento para quem necessita da dose.

Os casos de febre amarela já superaram o pior ano da doença e, em menos de um mês, bateram o recorde histórico. O Ministério da Saúde atualizou os números e a situação pode ser ainda pior, porque as informações sobre a quantidade de casos nos estados levam um dia para chegar ao ministério.

O foco da transmissão está no Espírito Santo e também em Minas Gerais. A preocupação da Organização Mundial de Saúde é que a doença se espalhe para outros estados, por causa de viagens, como as férias e o Carnaval.

Pomerode está fora da área de risco, mas o Secretário de Saúde, Rafael Ramthun explica que os munícipes que tenham necessidade de tomar a vacina, podem encontrá-la na Rede Pública. “Como Pomerode não é considerada área de risco, centralizamos a vacina na ESF Rosita Zimmer, no bairro Ribeirão Areia. Esta medida é necessária para evitar o desperdício do medicamento e garantir a imunização do maior número de pessoas possível. Os frascos de vacina contra a febre amarela contém cinco ou dez doses, e após abertos, tem validade de apenas seis horas. Por esse motivo, somente nas sextas-feiras estamos aplicando a dose, das 7h às 11h45min e das 13h às 15h45min, para pessoas que vão viajar para área de risco”, conclui.

Simone Isabel Silva, técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, explica que pessoas maiores de 60 anos ou gestantes, devem consultar o médico antes de receber a imunização. “A vacina é recomendada para todas as pessoas que vão viajar para área com recomendação de vacina, a partir dos nove meses. Pessoas com mais de 60 anos, gestantes, imunodeprimidas ou pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo ou gelatina deverão passar por avaliação médica antes de receber a dose”, explica.

Para receber a vacina, basta procurar a Unidade de Saúde indicada, pelo menos dez dias antes da viagem, portando carteira de vacinação e um documento com foto.

Surto

Este ano, o Brasil já teve 234 casos confirmados de febre amarela e 80 mortes pela doença, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde. Deste total de óbitos, 70 ocorreram em Minas Gerais, estado mais afetado desde o início do surto.

Transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, o vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas rurais, silvestres e de mata.

Data: 16 de fevereiro de 2017