quinta.feira - 25 de maio de 2017 - 0h10

Professora Betina Ehlert Behling se aposenta após 31 anos dedicados a educação

Servidora foi surpreendida com uma homenagem no Salão Nobre, na última quinta-feira (13/04)

Quem conhece um pouco mais de perto a Rede Municipal de Educação de Pomerode, em algum momento, já se deparou com uma figura agitada, cuja fala característica parece atropelar o que as ideias e pensamentos tentam organizar.

Dona de um sorriso cativante, acalentou com seu abraço apertado crianças e adultos ao longo de mais de três décadas. Mas, até mesmo quem tem o dom da oratória, que está acostumada a falar para turmas repletas de alunos, a emoção acaba pregando peças.

E foi assim, surpreendida, que a professora Betina Ehlert Behling não conseguiu conter as lágrimas, quando abriu as portas do Salão Nobre e encontrou alunos, colegas de profissão (diretoras, auxiliares e professoras), o prefeito Ércio Kriek e a Secretária de Educação, Neuzi Schotten, em pé, lhe aplaudindo.

Após muita concentração, parecendo não acreditar na homenagem, já que oficialmente havia assinado a documentação referente a sua aposentadoria há algumas semanas, Betina conseguiu falar, com a voz embargada: “Sou muito jovem, me sinto muito nova ainda. Porém, chegou a hora de partir, de dizer adeus a uma vida inteira voltada a educação, pelo menos por enquanto. Deus sabe o que faz, minha família precisa da minha atenção neste momento e será a minha prioridade”, declarou.

Betina construiu sua história. E, nesta lapidação diária, não foi mágica, foi humana, com todos seus erros e com seus muitos acertos, como tão bem definiu Edileide Castro: “Educador não é mágico, é construtor”.

A trajetória de Betina na rede municipal de ensino iniciou no dia 21 de janeiro de 1986, quando foi nomeada ao cargo de Chefe de Serviço de Ensino. Depois disso, a servidora atuou em diversos cargos dentro da Secretaria de Educação, dentre eles, assumiu a direção de dois Centros de Educação Infantil. Em 1997, a então chamada Creche e Jardim de Infância Rosa Borck. E, em 2013, o CEIM Dorotea Hoeft Borchardt. As duas únicas vezes que a servidora ficou afastada do trabalho, foi quando deu à luz aos filhos Natan e Theo. Sua exoneração foi oficializada em 03 de março de 2017.

A Secretária de Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten, após fazer uma retrospectiva da trajetória de Betina, pediu que todos os presentes formassem uma fila para abraçar a professora, que recebeu ainda um buquê de flores, das mãos do prefeito Ércio Kriek. E assim, a emoção de Betina contagiou a todos, que, sem exceção, desejaram em coro que sua aposentadoria seja apenas o final de um ciclo, para que outros tão belos e significantes tenham início.

Data: 19 de abril de 2017