Webmail   |   Add favoritos   |   Definir como página inicial   |   Indicar um amigo
sábado - 18 de novembro de 2017 - 12h47
 
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    




 
Mudanças no encaminhamento de pacientes das Unidades de Saúdes para o HMRT

Ocorreu na manhã da última quarta-feira (03/05), nas dependências do Hospital e Maternidade Rio do Testo, uma reunião entre a direção do HMRT e o Secretário de Saúde do Município de Pomerode, Rafael Ramthun.

 

O objetivo principal do encontro foi acordar com o HMRT um sistema de referência e contrareferência, no qual as unidades de saúde ao encaminharem um usuário ao hospital o farão por escrito, através da enfermeira coordenadora ou do médico da unidade de saúde.

 

O usuário irá ao Hospital munido desta referência e a entregará na recepção. Após seu atendimento a equipe que atendeu o paciente no hospital responderá (contrarreferência) qual a conduta foi tomada e o paciente ou familiar deverá entregar o mesmo na unidade de saúde para o registro da ocorrência no sistema informatizado utilizado na Secretaria de Saúde. Os usuários que procurarem diretamente a emergência do HMRT serão atendidos da mesma forma. O novo procedimento deve ser adotado a partir do mês de junho deste ano.

 

Segundo a coordenadora de Enfermagem da Secretaria de Saúde de Pomerode, Michaela Reimer Dopona, com essa ação deve se ter um levantamento mais preciso dos casos de encaminhamento dos Postos de Sáude ao HMRT. “Esperamos que com essa ação relacionada ao fluxo de encaminhamentos ao hospital realizado pelas unidades de saúde possamos fazer um levantamento mais preciso dos principais motivos que levam os usuários a procurarem assistência na saúde e proceder com ações voltadas à prevenção e promoção da saúde relacionados a esses problemas, como já prevê o Ministério da Saúde na Estratégia de Saúde da Família”, explica.

 

O Secretário de Saúde, Rafael Ramthun, reforça que essas reuniões devem se tornar habituais, a fim de melhorar o atendimento dos pomerodenses. “Essas reuniões com o hospital tendem a ser rotina com o intuito de estreitar laços para juntos pensarmos em estratégias e fluxos que beneficiem o atendimento aos usuários”, reforça.

 

.

Fonte: Assessoria de imprensa 3387-7273
Data: 5 de maio de 2017
  
 
 
 
 
 

Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Contato




Prefeitura Municipal de Pomerode
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
Horário de funcionamento: 7h30 às 11h30 / 13h00 às 17h00.
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Fone. 47 - 3387.7200