segunda.feira - 25 de setembro de 2017 - 10h21

Secretaria de Saúde promove evento que tem como pauta a Violência Contra a Mulher Agricultora

Não é novidade alguns índices que mostram a violência diária que as mulheres sofrem, nos quatro cantos do mundo. Muitas, são agredidas física ou verbalmente, sofrendo caladas, sem denunciar o agressor. E se em cidades grandes o assunto já preocupa, é no interior que se faz ainda mais grave, principalmente no meio rural, onde discutir a problemática ainda é um tabu.
Em Pomerode, nesta sexta-feira, dia 19 de maio, será realizado um evento em prol da conscientização da Violência Contra Mulher do Campo. Palestras e atendimentos individuais acontecerão durante todo o dia, das 8h30min à 16h, anexo a Unidade de Saúde Jane Meri Siebert Fernandes.
O principal objetivo é levar informação às mulheres que sofrem violência doméstica, que, em alguns casos, nem sabem que são vítimas de um crime. “Pomerode, assim como outros municípios catarinenses, tem a obrigação de se engajar na tarefa de colocar à disposição profissionais na área da saúde, na área de assistência social, da educação e jurídica”, declarou Ércio Kriek, prefeito de Pomerode.
O evento é aberto a todas as mulheres, não necessariamente agricultoras. A ideia é que todas se auxiliem tendo acesso à informação e que se conscientizem que a violência se mascara de várias formas. É somente através do diálogo, da informação e do fortalecimento que se tornará possível a erradicação de abusos, maus tratos e agressões que o sexo feminino sofre diariamente
“Algumas dessas violências são tão ignoradas em nossa sociedade, que às vezes as vítimas nem reagem. Violência, em muitos casos, torna-se natural antes mesmo de ser combatida. Não podemos fechar os olhos para um problema social”, explicou o Secretário de Saúde, Rafael Ramthun.
A programação do dia trará temas como o protagonismo feminino, informações sobre a Lei Maria da Penha e violência contra a mulher, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, esclarecimentos sobre o uso de agrotóxicos e cozinha sustentável como fonte de renda.
Mais informações através do telefone 3387-7628, com a Diretora de Políticas da Saúde, Neusa Stoll. Ou, compareça na praça em frente à Prefeitura Municipal de Pomerode, no dia 18 de maio, quinta-feira, às 08h, quando haverá a divulgação da programação completa do evento.

.

Data: 16 de maio de 2017