quarta.feira - 23 de agosto de 2017 - 3h20

Ações de conscientização marcam Semana do Meio Ambiente

Prática habitual nas escolas pomerodenses, a Semana do Meio Ambiente tem como propósito principal a preservação e incentivo a práticas benéficas ao ecossistema. E, não só nesse período, mas no decorrer do ano, o tema Meio Ambiente é sempre trabalhado nas escolas e Centros de Educação Infantil de Pomerode.

Na Escola Amadeu da Luz, o tema foi amplamente abordado em várias turmas, conforme explica o orientador educacional Jair Conrado Klebber. “Normalmente são trabalhados textos de conscientização ambiental, dentro das mais diversas disciplinas e contextos. Neste ano, em especial, firmamos parceria com uma empresa, que resultou num trabalho diferenciado, sendo que, com as turmas dos 4ºs e 5ºs anos foi trabalhada uma cartilha sobre a conscientização do uso da água, produzida pela Andritz. Voluntários da Empresa fizeram as intervenções com os alunos em sala de aula. Ainda, com as turmas dos 6ºs e 7ºs anos foi realizada a questão de distribuição e plantio de árvores. Estava previsto ainda limpeza de rio com as turmas dos 8ºs e 9ºs anos e seus familiares, porém esta ação acabou por ser cancelada em razão do mau tempo e intempéries que assolaram nossa região”, explicou.

Além disso, na escola e na Andritz, foi realizada uma campanha intensificada de coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha, no decorrer da Semana do Meio Ambiente. A diretora Karin Raduenz Hoeft conta que essa não é a primeira vez que acontece uma parceria com a empresa. “A Empresa Andritz procurou a escola para firmar esta parceria. Aliás, esta é a segunda vez que isso acontece.  A primeira ocorreu em 2005 quando houve uma ação conjunta para o plantio e reposição de mata ciliar na beira do rio nos fundos da Empresa”, explicou.

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente 12 mudas de árvores frutíferas foram plantadas no pátio da escola. Além disso, ocorreu a distribuição de 200 mudas de árvores entre alunos e funcionários da escola e mais 150 mudas distribuídas entre os funcionários da Andritz.

Data: 14 de junho de 2017