quinta.feira - 14 de dezembro de 2017 - 0h4

Ministério do Trabalho lança Escola do Trabalhador.

A Escola do Trabalhador, ação do Ministério do Trabalho para a qualificação de milhares de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego, entrou no ar em 21/11 deste ano.

A iniciativa oferece cursos on-line, abertos à sociedade, com acesso irrestrito, gratuito e sem necessidade de escolaridade prévia. Segundo a Assessora de Emprego e Renda do SINE de Pomerode, Isaura Aparecida da Silveira, Trata-se de um projeto que levará qualificação profissional aos trabalhadores por meio de cursos feitos pela internet. Ele nasceu da constatação de que muitos trabalhadores desempregados não estavam conseguindo se colocar no mercado por falta de qualificação. Foi feita, então, uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que está realizando pesquisas para definir quais serão os cursos oferecidos.

Os cursos serão gratuitos e poderão ser acessados de qualquer computador do Brasil por qualquer trabalhador no endereço http://escola.trabalho.gov.br. Não haverá pré-requisitos para cursá-los. Não existe escolaridade mínima exigida.

A qualificação será informada aos trabalhadores no momento em que eles forem encaminhar o Seguro-Desemprego, mas ficarão disponíveis no site para todas as pessoas que desejarem se qualificar, mesmo que estejam empregadas.

Os cursos

Serão disponibilizados na Escola do Trabalhador 50 cursos (divididos por eixos temáticos) definidos a partir do estudo do mercado de trabalho levando em conta as áreas onde há maior necessidade desses profissionais e falta qualificação.

Os 12 primeiros estarão disponíveis a partir de 21 de novembro:
• Agenciamento de Viagens
• Criando um negócio de Sucesso
• Higiene na Indústria de Alimentos
• Introdução ao Excel
• Português Básico para o Mundo do Trabalho
• Demonstrações Contábeis e sua Análise
• Conhecendo o Perfil do Agente Comunitário de Saúde e seu Processo de Trabalho
• Fundamentos e Processos de Gestão de Recursos Humanos
• Segurança da Informação
• Edição e Tratamento de Imagens
• Inglês Aplicado ao Mundo do Trabalho
• Cuidando de Pessoas Idosas

Os demais cursos serão disponibilizados gradualmente até o final de 2018 de acordo com os dados levantados nas pesquisas sobre as áreas de maior carência de qualificação.

Como vai funcionar

Os cursos serão formados por módulos de aproximadamente 40 horas cada (o número de módulos vai depender da necessidade de cada curso). Cada módulo estará disponível por dois meses, tempo estimado para a conclusão com tranquilidade de todas as atividades. Ao final de cada módulo, o trabalhador fará uma avaliação que servirá como base para que ele receba o certificado de conclusão daquela fase. Ao concluir todas as etapas, ele será certificado pela UnB.

Os conteúdos serão compostos de textos, vídeos e jogos. A linguagem será simples e a navegação no site, intuitiva para que seja acessível a todos os trabalhadores.

Como acessar

Os cursos estarão disponíveis no site http://escola.trabalho.gov.br/

Após acessar o site, o trabalhador precisará localizar o eixo temático do curso que ele deseja fazer. O nome dos eixos é simples e intuitivo:

Depois de escolher o eixo, basta escolher o curso que ele deseja fazer.

Aí, é só fazer a inscrição e iniciar as atividades.

Alcance

Serão disponibilizadas seis milhões de vagas para que os trabalhadores se qualifiquem na Escola do Trabalhador.

Data: 6 de dezembro de 2017