Artesãos alemães estão na cidade para auxiliar na restauração de casas enxaimel

Na manhã da quarta-feira, 30, a vice-prefeita Gladys Sievert recebeu em sua sala três jovens artesãos vindos de diferentes regiões da Alemanha. Jörg Schmiede, Marius Kleisa e Paul Schwebe estão há três semanas no Brasil e chegaram no domingo (27) em Pomerode. Os três são artesãos e estão aqui para ajudar na restauração de casas enxaimel. O trio ficará na cidade por volta de três semanas e depois quer ir para o Rio de Janeiro conhecer o carnaval brasileiro. A vice-prefeita os recebeu para dar as boas-vindas e acertar detalhes do seu trabalho.

Jörg, Marius e Paul são parte de uma tradição que já dura mais de 800 anos. Após a formação técnica, os estudantes de carpintaria se comprometem durante três anos A fazer viagens pelo mundo a fora com o intuito de aperfeiçoar seu trabalho com a madeira. Essa viagem é considerada como patrimônio cultural imaterial da UNESCO e custeada com recursos próprios.

O que mais chama atenção nos três jovens são seus trajes longos de veludo. A roupa que usam faz parte da tradição e costumes, e é símbolo representativo da viagem. Os Wandergesellen, como também são conhecidos, contam que sentem bastante calor com estas roupas, mas como faz parte de sua tradição, são obrigados a ficar com elas.

Os jovens estão hospedados na casa do pomerodense Claus Arendt. Foi ele que teve o primeiro contato com o trio. Eles contam que estão adorando a cidade e pretendem ajudar o máximo que puderem na manutenção das casas enxaimel. “Não sabíamos que aqui no sul do Brasil existia esse estilo de casas germânicas e essa forte preservação da cultura alemã. Amamos conhecer a cidade, a técnica que aqui deixamos e também adquirimos, é muito rica”, afirma Marius Kleisa.

Data: 05/02/2019